top of page

O teto tem que ser mesmo branco?

Normalmente sempre pintamos as paredes com cores variadas e o teto branco, mas será que tem que ser sempre assim????


Não temos o hábito de pintar o teto de outra cor que não seja o branco. Temos o costume de valorizar as paredes quando o assunto é decorar com tinta, mas em outros países é comum vermos tetos com cores combinando com os demais elementos decorativos e até se integrando com as paredes de mesma cor.

Como moramos em um país tropical e há grande incidência de luz solar, não necessita que o teto seja necessariamente branco, embora um teto claro reflete a luz, auxiliando na propagação da mesma, tornando o ambiente mais iluminado.





Mas afinal, como pintar o teto de outra cor?


Opte por ambientes menores para pintar com cor escura, pois delimita mais o espaço, deixando uma decoração marcante, visível. Quanto mais escuro for o teto, mais delimitado será. Desta forma, procure pintar combinando com as demais cores do ambiente. A harmonia das cores é importante.

O teto com cor escura deve ter um ambiente bem iluminado naturalmente, com boa entrada de luz solar, pois o teto escuro absorve a luz, tirando um pouco da luminosidade. Além da tinta, pode ser usado também papel de parede que desenhe o teto e a decoração do ambiente deve ser com poucos objetos para não carregar visualmente. Desta forma a decoração será cheia de estilo.


Teto claro X Teto escuro

O teto pintado com cor clara, além de contribuir para uma iluminação mais eficiente, transmite a sensação de amplitude no ambiente, que parecerá mais alto do que realmente é. Portanto, se o pé direito for baixo, pinte o teto com uma cor clara.

O teto pintado com cor escura transmite a sensação de um teto mais baixo, então utilize estes tons se o pé direito for alto e quiser reduzi-lo.


A seguir, veja algumas imagens e a sensação que as diferentes cores no teto provocam no ambiente e inspire-se!

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Pesquisa por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page