top of page

Tendências da 16°EXPO REVESTIR

A Expo Revestir é considerada o "Fashion Week" da arquitetura e construção, o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina e reúne grandes marcas do setor e recebe diversos lançamentos. Realizou-se de 13 a 16 de março de 2018, com visitação de mais 62 mil pessoas, superando todas as expectativas em termos de visitação, qualidade dos estandes e exposição de produtos.


Suas tendências técnicas mais fortes foram as Espessuras Milimétricas: peças mais leves e resistentes (lançamentos que revelam placas de porcelanato com espessuras milimétricas em torno de 6 e 12 mm, mas que permanecem tão resistentes quanto as placas mais grossas) e a Sustentabilidade: coleções criadas com menos impacto ambiental (uso de refugos da fábrica e materiais recicláveis como soluções para evitar o desperdício, trazer personalidade para a casa e, de quebra, impactar menos no ambiente).


Aqui separamos alguns destaques que foram apresentados na feira:


1. Novos acabamentos da Deca

Entre os vários lançamentos da Deca, vale o destaque os novos acabamentos para cubas, que confirmam as últimas tendências em cores: verde folha, azul escuro, off white vanilla e o millennial pink, além de duas opções de cubas bicolores com efeito emborrachado.



2. Innovus Coloured MDF - Arauco

Colorido da base até a superfíce, o MDF Innovus Coloured, da Arauco, chama atenção não só pela paleta de tons tendência, como o mostarda, o azul e o vermelho terroso, mas principalmente por viabilizar um uso mais amplo da matéria prima, já que diferente dos MDF´s revestidos, que às vezes revelam suas emendas, o lançamento pode ser usado até mesmo para a fabricação de móveis color block com acabamentos em 3D.



3. Linha Baia por Giorgio Armani - Armani by Roca

Na grife Armani by Roca, cujas criações são assinadas por Giorgio Armani, a novidade é a linha Baia, que inclui louças, metais, mobiliário e acessórios como espelho e luminária. Destaque para as cubas douradas, cuja textura remete ao couro.





4. 3D Title Dieedro by Jayme Bernardo - Colormix

Inspirada em clássicos traços arquitetônicos, como a ordem dórica, usadas nas colunas gregas, a linha assinada pelo designer e arquiteto Jayme Bernardo para a Colormix traz revestimentos que trabalham com diferentes ângulos e planos e podem ser coloridas das mais diversas cores.




5. Linha Mix & Match por Baba Vacaro - Docol

Menos é mais, mostra esse lançamento da Docol. Assinada por Baba Vacaro, a linha Mix & Match possui formas limpas, mas inúmeras possibilidades de configuração: são 4 tamanhos de bica e diferentes opções de misturador (tipo joystick ou giratório), que podem ser localizados em diversos pontos da bancada, permitindo flexibilidade de projeto e resultados sofisticados.



6. Coleção Viva! - Duratex

Tomando como ponto de partida quatro personas bastantes distintas: o minimalista, o urbano, o consciente e o criativo; a Duratex lançou a Coleção Viva!, uma ampla série de revestimentos baseados nas principais tendências de cores e estilos do momento. Entre as apostas da marca que encantam o público está o minimal azul secreto (foto) e o criativo rosa glamour.



7. Bacia Riva por Peter Wirz para Laufen

Na Laufen, além de lançamentos como a linha Sonar (criada por Patricia Urquiola e apresentada pela primeira vez em Milão no ano passado) e novas peças da linha Kartell by Laufen, assinada por Ludovica+Roberto Palomba, uma novidade chamou atenção especial: a bacia Riva (foto), design Peter Wirz. Combinando as funções de vaso sanitário e bidê (quem se lembra dele?), a peça incorpora jato de água para a higiene íntima. Detalhe: o produto é o primeiro no mundo que possui os equipamentos embutidos na própria bacia, e não na tampa, como os existentes no mercado.


8. Coleção Japão - Lurca

A terra do sol nascente inspira a coleção Japão, apresentada Lurca. São oito modelos de azulejos esmaltados brilhantes, que remetem a padrões recorrentes na cultura nipônica. São peças com desenhos simples, que “crescem” quando dispostos em conjunto. Os modelos receberam nomes de plantas importantes na cultura japonesa: Take (Bamboo), Matsui (Pinheiro), Fuji (Glicínia), Kiku (Crisântemo), Umê (Amexeira), Nashi (Pereira), Sugi (Cedro) e Sakura (Cerejeira)


9. Cobogó Rizoma por Guto Requena - Manufatti

Na Manufatti, destaque para o cobogó Rizoma, desenvolvido por Guto Requena. A inspiração são as formas orgânicas de um rizoma (caule em formato de raiz que se caracteriza pela capacidade de emitir novos ramos), que cresce de forma uniforme e horizontal. Com dois desenhos e seis opções de cores, as peças se conectam e permitem diferentes configurações.


10. Cobogó Twist - MLab

Com função decorativa, e não estrutural, os delicados Cobogós Twist lançados pela MLabsão feitos de compensados de madeira e cordas esticadas na diagonal. As peças e podem ser encaixados como um lego e ainda combinadas com outras novidades da marca, como o cobogó String, no qual as cordas são colocadas em linhas retas.



11. Cobogó Brise por Rosa Pinc - Nina Martinelli

“Transformei minhas formas sempre orgânicas em sutis linhas retas que permitem a entrada de luz e a brisa fresca deixando o ambiente agradável”, explica a designer Rosa Pinc sobre seu novo produto para a Nina Martinelli. Feitos de cimento arquitetônico as peças trazem formas geométricas e modernas, além de serem uma solução sustentável para as construções.



12. Coleção Bailiarina - Portinari

Resgatanto suas raízes artísticas, a Portinari revisitou a obra Bailarinas de Carajá, de Cândido Portinari e, baseada nas cores e formas das pinturas, criou sua mais nova coleção. A linha é composta por peças de cerâmica em forma de triângulos equiláteros, disponíveis em seis cores, dois desenhos e uma textura diferentes - todas fazendo referência aos traços do artista que batiza a marca.


13. Officina Portobello por Jader Almeida - Portobello

Boas parcerias na Portobello: além de uma linha desenvolvida em conjunto com a ceramista Hideko Honma e da extensão da linha com a paleta cromática de Le Corbusier, a marca apresenta novos produtos com a Portobello Officina, que já tem peças assinadas por Ruy Ohtake e Jader Almeida, que desenvolveu um lavatório bipartido com porta-objetos deslizante (foto).


14. Linha Ruy Ohtake - Roca

A Roca apresentou a linha Ruy Ohtake, com cubas que incorporam as famosas curvas do arquiteto paulista. Finíssimas, as peças são feitas com a tecnologia Fine Ceramic®, que utiliza 30% a menos de matéria-prima e garante resistência 40% superior às cerâmicas comuns.



15. Linha Flake - Roca Cerâmica

Dentre os lançamentos da Roca Cerâmica, destaque para a linha Flake, porcelanato que simula granilite, em padronagens lisas (foto) ou que simulam mosaicos geométricos. O acabamento pode ser mate ou brilhante.




16. Linha Flake - Solarium

Dentre os lançamentos da Solarium, destaque para a linha Flake, assinada por Fernanda Marques. Um único módulo é capaz de sugerir uma sensação de movimento às superfícies. A peça pode ser feita de cimentício liso ou uma variedade agregada com efeito granilite.



17. Shou Sugi Ban - Castelatto

Parece madeira queimada, mas é concreto! A Castelatto trouxe como novidade a linha Shou Sugi Ban, cujas placas são inspiradas em uma antiga técnica japonesa em que a madeira tinha sua superfície queimada para assegurar a durabilidade do material. A beleza desta técnica foi reproduzida no formato 100 x 20 x 2 na cor Nero.





18. Coleção Bianco Colores - Lepri


Completando 100 anos em 2018, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas apostou em texturas delicadas, que remetem aos processos artesanais. Uma delas é o Patchwork Blanc, modelo hexagonal de 11 x 11 cm com texturas florais.






19. Louis - Ceusa

A brincadeira entre relevos, estampas geométricas e detalhes metálicos como ouro e platina são alguns dos destaques entre as várias novidades apresentadas pela Ceusa. Vale ressaltar o revestimento acetinado para paredes internas Louis, que remete a uma instalação do artista francês Daniel Buren, na Fundação Louis Vitton, em Paris. O tom azul ganhou aplicações em ouro, que brilham conforme a luz indice sobre a superfície.




20. Ready Cook - Tramontina

Já imaginou ter um forno inteligente que te sabe o jeito certo de cozinhar determinados alimentos? A Tramontina apresentou um modelo com 115 receitas pré-programadas: você escolhe um determinado tipo de carne, por exemplo, o ponto e, depois de informar as gramas do bife, o forno te mostra em qual das cinco bandejas deve colocar a forma e te avisa quando o prato está pronto para comer!



Fontes de Pesquisa:

https://casavogue.globo.com/MostrasExpos/noticia/2018/03/expo-revestir-2018-confira-os-destaques.html


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Pesquisa por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page